Brasília, 20 de novembro de 2019 - 09h26
Mesa Redonda discutirá os 30 anos da queda do Muro de Berlim

Mesa Redonda discutirá os 30 anos da queda do Muro de Berlim

31 de outubro de 2019 - 17:44:42
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília – Na quarta-feira, 6, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, promoverá a Mesa Redonda “Os 30 anos da queda do Muro de Berlim”, que irá debater os impactos deste evento para a ordem internacional. O evento foi proposto pelo deputado Nilson Pinto (PSDB-PA), presidente do Grupo Parlamentar Brasil – Alemanha.

“Vamos discutir os avanços e retrocessos com os quais o mundo se depara e tendo este evento como pano de fundo”, adiantou o deputado que também presidiu a CREDN em 2018. Segundo ele, “a queda do Muro de Berlim marcou o começo do fim da Guerra Fria, abrindo caminho para o estabelecimento de uma nova ordem mundial. O antes e o pós-Muro de Berlim, são carregados de significados”, afirmou. O evento também marca os 15 anos do Instituto InfoRel de Relações Internacionais e Defesa. 

A Mesa Redonda será realizada no Anexo II da Câmara dos Deputados, Plenário 7, a partir das 15h e é aberto ao público sem necessidade de inscrição. Confira a programação:

15h - Abertura

Nacionalismo versus internacionalismo: uma Ordem Internacional sem muros

Nilson Pinto, presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Alemanha e ex-presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

A queda do Muro de Berlim e a importância deste debate

Georg Witschel, Embaixador da Alemanha no Brasil.

15h30 - Mesa Redonda

Da construção à queda do Muro de Berlim: o fim da Guerra Fria e o redesenho da ordem internacional

Professor Paulo Velasco, doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, possui mestrado em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto de Política Internacional e Chefe do Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A Europa depois do Muro de Berlim: uma união em construção

Deputado Eduardo Barbosa, ex-presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

A queda do Muro de Berlim na correspondência diplomática brasileira: como o país acompanhou a derrubada do muro e suas consequências

Professor Carlos Federico Domínguez Ávila, é graduação em História, mestrado em Estudos Sociais e Políticos Latino-americanos e doutor em História. Também realizou estágios de pós-doutorado em Ciência Política, em Estudos Comparados sobre as Américas e em Relações Internacionais (UERJ). Atualmente é docente e pesquisador integral do Mestrado em Ciência Política do Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia (UNIEURO).

Os impactos da queda do Muro de Berlin na geopolítica internacional contemporânea

Embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, foi Comissário do Governo Alemão para o Combate ao Terrorismo Internacional e Embaixador da Alemanha no Canadá e na Indonésia.

17h – Debates e encerramento

Deputado Nilson Pinto

Embaixador da Alemanha Georg Witschel

Professor Paulo Velasco

Deputado Eduardo Barbosa

Professor Carlos Federico Domínguez Ávila