Mundo

Comércio Exterior
24/01/2017
Política
24/01/2017

Comércio Exterior

México e EUA terão encontro para renegociar Tratado de Livre Comércio

Marcelo Rech, especial da República Dominicana

Punta Cana – No dia 31, os presidentes do México, Enrique Peña Nieto, e dos Estados Unidos, Donald Trump, se reunirão para discutir aspectos ligados à renegociação do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA). Trump anunciou que também conversará com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, sobre o assunto.

Peña Nieto já deu início ao processo ao conversar nesta segunda-feira, 23, com o líder canadense. Ele também deverá consultar-se com líderes latino-americanos e carubenhos sobre a nova administração norte-americana, por ocasião da V Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) que se realiza na República Dominicana.

México e Estados Unidos também devem iniciar negociações para tratar questões de migração e segurança na fronteira. Washington insiste na construção de um muro com o país vizinho e que seria pago pelos mexicanos.

Na conversa com Trudeau, Peña Nieto destacou a importância para o México que têm os acordos de livre comércio, as relações com o Canadá e o livre fluxo de investimentos. Já Donald Trump tem pregado que o NAFTA não atende aos interesses dos Estados Unidos e se a renegociação falhar, ele não descarta abandonar o tratado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *