Defesa

Prioridades
22/11/2016
Força Aérea Brasileira
24/11/2016

Cooperação Militar

Militares da Marinha formam desminadores na Colômbia

Brasília – No dia 11 de novembro, realizou-se a formatura do 4º Curso Básico de Desminagem Humanitária executado pelos Capitão de Corveta (FN) Wagner Fernandes Dias e Capitão de Corveta (FN) Michel Silva Camelo, ambos da Marinha do Brasil. O curso foi executado no Centro Internacional de Entrenamiento Anfibio, unidade da Armada da Colômbia, e capacitou 22 militares que irão realizar a desminagem de municípios colombianos contaminados por minas antipessoais.

A Marinha brasileira formou 285 militares por meio desse intercâmbio que está permitindo que a Armada colombiana participe ativamente do seu Programa de Ação contra Minas. A Colômbia ocupa o segundo lugar do mundo em quantidade de vítimas de minas antipessoais, perdendo apenas para o Afeganistão. De 1990 até 2016, foram 11.460 vítimas, das quais, 2.208 foram fatais.

O governo colombiano espera brevemente alcançar a paz definitiva com as Forças Armadas Revolucionarias da Colômbia (FARC) e com o Exército de Libertação Nacional (ELN), a fim de pôr fima mais de 50 anos de conflito. Por essa razão, a prioridade das Forças Armadas colombianas é formar novos desminadores para concluir a limpeza dos campos minados até 2021, a fim de cumprir o prazo do Tratado de Ottawa, assinado em 1997.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *