Defesa

Direito à Memória e à Verdade será discutida no Me
01/03/2011
Brasil retoma acordo com Paraguai por Itaipu
02/03/2011

Militares dos EUA e da América Latina realizam man

Militares dos EUA e da América Latina realizam manobras conjuntas

Entre os dias 2 e 19 de março, serão realizadas as Tradewinds 2011, exercícios militares que reúnem em Antigua e Barbuda, efetivos de 22 países.

O objetivo principal é preparar os militares da região para o combate ao narcotráfico.

De acordo com o Comando Sul do Exército dos Estados Unidos, participam das manobras a Marinha, Força Aérea, Guarda Costeira, Guarda Nacional e FBI.

Além dos militares norte-americanos, oficiais da Colômbia, El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá e Haiti, entre outros, participam dos exercícios.

No total, serão mil pessoas de 22 países, sendo 600 militares da América Latina e Caribe.

Com as manobras, o Comando Sul acredita ser possível melhorar a cooperação e a operatividade entre os países da região quanto ao combate às ameaças à segurança regional.

Esta será a 27ª edição das Tradewinds que se concentrarão na defesa regional, operações de manutenção da paz e de luta contra o narcotráfico.

O Comando Sul pretende com isso, incrementar a cooperação entre a Comunidade do Caribe (Caricom) e o Sistema Regional de Segurança (RSS) daquela região.

Para os militares norte-americanos, os Estados Unidos e o Caribe compartilham interesses comuns e os desafios regionais requerem soluções baseadas na cooperação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *