Brasília, 04 de agosto de 2020 - 16h59
Ministério da Justiça promove cursos em Inteligência de Segurança Pública

Ministério da Justiça promove cursos em Inteligência de Segurança Pública

20 de junho de 2020 - 13:28:53
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília - O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) capacitará 240 agentes de Inteligência de Segurança Pública, em inteligência cibernética e segurança pública. A formação tem por objetivo, melhorar o desempenho dos profissionais nos ramos de Inteligência e Contrainteligência.

O ministério informou que cerca de 40 agentes começam no dia 1º de julho o I Curso de Aperfeiçoamento em Inteligência de Segurança Pública (Caisp), nível pós-graduação latu sensu, desenvolvido pela Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas, em parceria com a Academia Nacional de Polícia da Polícia Federal.

As classes serão realizadas de forma semipresencial, com carga-horária de 300 horas-aula. Foram selecionados profissionais dos 26 Estados e Distrito Federal, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil e da Polícia Militar, bem como dos órgãos federais com representantes do Departamento Penitenciário Nacional, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Inteligência Cibernética

Já a segunda edição do curso de Inteligência Cibernética contará com 200 vagas e está prevista para ocorrer entre 22 de junho e 6 de julho. O curso será disponibilizado na plataforma EaD-Sinesp para os profissionais de segurança pública, mediante indicação das agências de inteligência.

Durante o curso, os agentes devem se aprofundar no funcionamento do espaço cibernético (atividades realizadas pela Internet, redes sociais, ferramentas de coleta, noções de Deep Web), além de demonstrar os meios seguros para navegação em ambiente cibernético, no intuito de aprimorar a produção do conhecimento.