Brasília, 17 de agosto de 2019 - 15h30
Ministra celebra início das negociações para um acordo comercial entre Brasil e EUA

Ministra celebra início das negociações para um acordo comercial entre Brasil e EUA

02 de agosto de 2019 - 11:15:31
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília - A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, afirmou nesta quinta-feira, 1º, que o início das negociações para um acordo comercial entre Brasil e Estados Unidos mostram que o país está se abrindo para o mundo e caminhando para posições mais expressivas no mercado mundial.

“Assim como nós acabamos de fazer o acordo Mercosul-União Europeia [em junho], eles [norte-americanos] vieram aqui mostrando interesse em um acordo com o bloco, mas esse acordo não é Brasil, é Mercosul e Estados Unidos. Nós estamos em um bloco e tratou-se de vários assuntos, inclusive da agropecuária, o que é muito bom que mostra que o Brasil agora está caminhando para patamares que ele nunca deveria ter deixado de estar”, explicou após a abertura do Fórum de Modelos Financeiros para o Agronegócio, em Bebedouro (SP).

O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, iniciaram no dia 31 de julho, as negociações para um acordo comercial entre os dois países. Ross também se reuniu no Palácio do Planalto com o presidente Jair Bolsonaro.

O secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, explicou que como o Brasil faz parte de uma união aduaneira, no caso o Mercosul, as negociações sobre tarifas deverão ter a participação dos demais países do bloco.

“Acho que o Brasil mostra o potencial, um país de dimensão gigantesca com uma potência no agronegócio, uma potência ambiental e com uma população para consumir produtos do mundo inteiro e mais barato. Eu acho que agora essa abertura vai levar o Brasil para um outro patamar e levar o nosso comércio, o nosso serviço e a nossa produção de maneira geral para outro patamar”, acrescentou Tereza Cristina.

O fórum foi realizado paralelamente à 20ª Feira de Agronegócios Coopercitrus (Feacoop). Com mais de 35 mil associados, a Coopercitrus Cooperativa de Produtores Rurais é uma das maiores cooperativas do país na comercialização de insumos, máquinas e implementos agrícolas. São 60 filiais distribuídas por municípios de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.