Relações Exteriores

Integração
08/11/2007
VII ENEE – Ministro Jorge Armando Félix destaca pr
08/11/2007

Ministro afirma que país deve estar preparado para

Ministro afirma que país deve estar preparado para guerra

O ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, afirmou no VII Encontro Nacional de Estudos Estratégicos, encerrado nesta quinta-feira em Brasília, que o Brasil deve se preparar para eventualmente participar de um conflito militar.

Unger, que integra junto com o ministro da Defesa e os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, o grupo que está discutindo o Orçamento das Forças Armadas e o Plano Estratégico da Defesa, a ser apresentado em setembro de 2008, afirmou no evento organizado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que o Brasil deve se armar.

Na sua avaliação, o país não pode se intimidar diante do rearmamento militar dos países vizinhos, sobretudo da Venezuela. O ministro evitou citar o nome do presidente venezuelano Hugo Chávez, mas destacou que as Forças Armadas não podem ser tratadas como os demais órgãos civis do governo federal.

Para o ministro, as compras militares não devem ser submetidas à lei de licitações é necessário que seja criado um regime jurídico que permita maior celeridade nas aquisições para as Forças Armadas.

Segundo Mangabeira Unger, “não há estratégia de desenvolvimento nacional sem estratégia nacional de Defesa. Temos de estabelecer a causa da Defesa no imaginário do país, como causa inseparável dos grandes interesses do Brasil”, explicou.

De acordo com o ministro, os trabalhos do grupo giram em torno das hipóteses de emprego das Forças Armadas, desde um cenário de guerra até as tarefas de monitoramento das fronteiras, do espaço aéreo e do litoral.

Sob o comando de Mangabeira Unger, está o Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Juntos, os dois órgãos têm cerca de 800 funcionários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *