Relações Exteriores

Comércio
03/06/2014
Ciência e Tecnologia
03/06/2014

Economia

Ministro assegura que integração econômica é essencial para o Brasil

Brasília – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Mauro Borges, afirmou na sexta-feira, 23, que o aumento da integração econômica é essencial para a solução dos problemas de oferta da economia brasileira. “Não há alternativa sem integração ao mundo”, argumentou, ao participar da segunda edição do evento “Indústria do Futuro. Futuro da Indústria”, promovido pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

Na avaliação do ministro, a economia brasileira não tem problemas de demanda, em função do expressivo mercado interno. “O nosso mercado é um grande ativo. Com relação aos problemas de oferta, eles são, na verdade, mais oportunidades do que desafios”, afirmou. O ministro lembrou ainda que o Brasil é uma das três maiores fronteiras de investimentos do mundo na atualidade.

“Pelo fato de termos um mercado doméstico dinâmico, a integração com a economia mundial é imperativo para resolver os problemas de oferta”, ressaltou lembrando que é o Brasil quem lidera o processo de construção de uma oferta comum do Mercosul para um acordo de livre comércio com a União Europeia.

Sobre as oportunidades de investimento em infraestrutura no Brasil, o ministro destacou os setores de petróleo e gás, transportes e energias renováveis. “Temos amplas possibilidades para a economia brasileira nos próximos anos. Precisamos olhar para a agenda do copo cheio. Esse é o bom desafio”, afirmou.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *