Comunicado dos Estados-Membros do Mercosul e Assoc
04/09/2008
Especialista em crime organizado está no Brasil
04/09/2008

Ministro britânico discute cooperação com o Brasil

Ministro britânico discute cooperação com o Brasil

Nesta segunda-feira, 1, o ministro para os Negócios, Empreendimentos e Reforma Regulatória, do Reino Unido, John Hutton, iniciou por São Paulo uma semana de visitas ao Brasil para estimular a cooperação comercial entre os dois países.

Na BM&FBOVESPA, Hutton encontrou-se com o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, com quem participou da sessão plenária do Comitê Econômico e de Comércio Conjunto (JETCO).

Criado há dois anos, este mecanismo tem contribuído decisivamente para o progresso e promoção do comércio bilateral.

De acordo com o governo inglês, o Brasil é o mais importante parceiro comercial do Reino Unido na América Latina. O comércio bilateral entre os dois países aumentou aproximadamente 10% ao ano desde 2005, tendo excedido os £3 bilhões (libras) em 2007, pela primeira vez.

Nesta terça-feira, 2, John Hutton abriu o seminário “Mudanças Climáticas: um Assunto de Todos”, realizado no Centro Brasileiro Britânico, com o objetivo de estimular governos, empresas e indivíduos a adotarem uma diversidade maior de energias de baixo carbono.

Na oportunidade, destacou que o crescimento do setor ambiental deve alcançar o valor de US$ 700 bilhões até 2010.

De acordo com John Hutton, “o Brasil é líder em energias renováveis, tendo atualmente uma das variedades de energia mais limpas do mundo. Isso é fruto da sua visão de futuro e inovadorismo durante os últimos 50 anos e esses mesmos princípios deverão ser aplicados nos próximos 50 anos por todos os países”.

O ministro britânico reuniu-se ainda com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf. Na quarta-feira, 3, ele se reúne em Brasília com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Na quinta-feira, 4, John Hutton tem reunião de trabalho com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, no Rio de Janeiro, com quem conversa sobre a experiência britânica em áreas como as Parcerias Público-Privadas e Mecanismos de Desenvolvimento Limpo.

Na sexta-feira, 5, profere palestra sobre segurança energética na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para os principais dirigentes do setor de energia no Brasil, e se encontra com José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras.

John Hutton veio ao Brasil acompanhado por uma delegação de executivos que inclui representantes de empresas como British Airways, Benoy, Aberdeen Asset Management, Amec e Enterprise International.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *