Defesa

Uma saída para Honduras, uma saída para o Brasil
28/09/2009
DECLARACIÓN DE NUEVA ESPARTA – II CUMBRE AMÉRICA D
28/09/2009

Programa FX2

Ministro da Defesa critica Embraer

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nesta segunda-feira no Rio de Janeiro, que a opinião da Embraer sobre os modelos em disputa no Programa FX2, não interessam e que será o governo quem vai decidir sobre o vencedor.

Para a Embraer, o modelo Gripen, da sueca Saab, seria a melhor opção justamente por conta da transferência de tecnologia.

Já do ponto de vista comercial, para a Embraer o melhor seria a FAB se decidir pelo F18 Super Hornet.

É que a empresa participa de um processo de licitação nos Estados Unidos para o fornecimento de 100 aeronaves de ataque leve que pode chegar aos US$ 90 milhões.

A decisão sai no início de 2010 e a Embraer concorre com o Super Tucano.

Para Jobim, “não cabe à Embraer ter opinião sobre esse assunto. Cabe ao governo brasileiro e a Embraer não é o governo brasileiro.”

As três empresas finalistas têm até a próxima sexta-feira, 2, para reapresentarem suas propostas.

O governo brasileiro prefere o modelo francês Rafael, fabricado pela Dassault, que em 2003, formava um consórcio com a Embraer na disputa do Programa FX1.

Na Força Aérea Brasileira nenhum dos modelos conseguiu unanimidade, mas o F18 norte-americano seria aquele que tecnicamente estaria à frente dos demais.

Licitação

O ministro da Defesa deverá comparecer pelo menos mais uma vez ao Congresso para explicar o processo de licitação dos caças.

Jobim já esteve nas comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara e do Senado. Agora, é a Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara que pretende realizar audiência pública sobre o tema.

Já o deputado Severiano Alves (PDT-BA), pretende aprovar requerimento para a realização de audiência pública com representantes das empresas envolvidas no processo, inclusive os russos da Sukhoi, eliminados na primeira fase.

Veja no Blog InfoRech, mas informações sobre o FX2: empresas serão chamadas para audiência conjunta na Câmara dos Deputados e suecos vão ao Senado para apresentar vantagens do Gripen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *