Orçamento militar
13/11/2011
Pelotões de Fronteira garantem a defesa nacional
13/11/2011

Ministros da Defesa anunciam criação da Agência Ae

Ministros da Defesa anunciam criação da Agência Aeroespacial Sul-Americana

Lima – Os ministros da Defesa dos países que integram o Conselho Sul-Americano de Defesa (CDS) criaram um grupo de trabalho para dar forma a primeira Agência Aeroespacial Sul-Americana e à produção de um Avião de Treinamento Básico Não Tripulado (UAV).

Além disso, aprovaram em reunião extraordinária realizada no Peru, 28 prioridades que integram o Plano de Ação para 2012 em quatro eixos: políticas de defesa, cooperação militar, ações humanitárias e operações de paz.

De acordo com o ministro da Defesa do Peru, Daniel Mora Cevallos, “as nossas fronteiras não podem ser trincheiras que nos separam, mas amplas e sólidas pontes que nos unem”.

Indústria de Defesa, tecnologia, formação e capacitação de recursos humanos civis para os temas de Defesa, também estão entre as prioridades destacadas.

Participaram do encontro a Secretária-Geral da UNASUL, Maria Emma Mejía, e os ministros da Defesa da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela, e o vice-ministro da Defesa do Uruguai.

UNASUL

Em dezembro, os presidentes dos países que integram a UNASUL se reunirão na Venezuela para discutir e aprovar uma norma que potencialize o trabalho conjunto de todos os conselhos vinculados ao bloco.

A Secretária-Geral da UNASUL, Maria Emma Mejía, explicou que esse regulamento permitirá que a coordenação dos conselhos e o grupo de trabalho em solução de controvérsias caminhem na mesma direção.

Ela reafirmou ainda que a integração patrocinada pela UNASUL prevê o estrito respeito pela soberania, integridade e a inviolabilidade territorial dos Estados membros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *