Defesa

Discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva,
20/09/2006
Militares da CPLP realizam Exercício no Brasil
22/09/2006

Ministros da Defesa apóiam Missões de Paz – África

Ministros da Defesa apóiam programa da CPLP para Missões de Paz na África

Os ministros da Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), vão apoiar a proposta apresentada por Portugal, para a implementação de um programa permanente de Missões de Paz na África (PAMPA).

O assunto foi discutido na semana passada na cidade de Praia (Cabo Verde), onde foi realizada a IXº Reunião de Ministros da Defesa da CPLP, da qual participou o ministro brasileiro Waldir Pires.

De acordo com ministro da Defesa de Portugal, Severiano Teixeira, o PAMPA terá como espinha dorsal as questões ligadas à capacitação e à formação militares para ações de paz.

Segundo ele, o programa será desenvolvido a partir de centros de excelência que serão integrados às organizações regionais e sub-regionais, como a União Africana, que é integrada por Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, cinco dos oito membros da CPLP.

O ministro português explicou que o país vai promover o intercâmbio de experiências metodológicas e doutrinárias, em missões de paz, tanto no âmbito da União Européia como da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), para que os países africanos da CPLP, possam contar com especialistas no assunto.

Num primeiro momento, o PAMPA será oferecido aos militares de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Caso queiram, Brasil e Timor Leste também poderão se integrar ao programa

No final do mês, militares dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), participaram de um curso na área de Defesa, também oferecido por Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *