Defesa

Brasil e China negociam mais dois satélites CBERS
06/04/2011
Defesa e Relações Exteriores: prioridades e import
11/04/2011

Gastos militares

Ministros da Defesa da UNASUR se reúnem em Lima

Os ministros da Defesa dos países que integram a União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) se reúnem em Lima entre os dias 12 e 13 de maio com o objetivo de fortalecer os mecanismos de cooperação regional.

Na oportunidade, os ministros da Defesa do bloco discutirão a implementação do Protocolo de Paz, Segurança e Cooperação, proposto pelo Peru, país que preside o Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS).

De acordo com o ministro da Defesa do Peru, Jaime Thorne, a proposta pretende tornar a América do Sul uma zona de paz livre de corridas armamentistas.

Além disso, o governo peruano quer converter o Conselho de Defesa Sul-Americano em mais um espaço de integração regional.

A proposta peruana foi apresentada na Reunião Extraordinária dos ministros das Relações Exteriores e de Defesa da UNASUL, em Quito, em 27 de novembro de 2009 pelo presidente Alan García.

Segundo Jaime Thorne, o Peru tem grande interesse em afiançar a execução de um Plano de Trabalho que gere mais cooperação em matéria de Defesa e coordenação da segurança sul-americana.

Durante os dois dias em que se reunirão no Peru, os ministros da Defesa da UNASUL manterão diversos encontros bilaterais com o propósito de revisar a agenda de cooperação em Defesa.

Segundo Jaime Thorne, “esta reunião representa uma ocasião especial para que sejam mantidos encontros bilaterais e multilaterais. É muito importante o contato pessoal para que avancem os acordos”.

O Conselho de Defesa Sul-Americano foi criado em 11 de dezembro de 2008 durante a III Reunião Ordinária da UNASUL e consiste numa instância de consulta, cooperação e coordenação em matéria de Defesa dos 12 países sul-americanos.

O Peru recebeu em janeiro do Equador a presidência pro tempore do CDS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *