Defesa

FAB quer construir aviões de transporte no Brasil
19/07/2006
Ministro destaca regulamentação da Lei do Abate
19/07/2006

Ministros da Defesa discutem cooperação continetal

Ministros da Defesa sul-americanos discutem cooperação continental

Os ministros da Defesa de 12 países da América do Sul reuniram-se decidiram no último final de semana, em Bogotá, na Colômbia, implementar os meios necessários para o enfrentamento das ameaças à segurança e a defesa da região.

A cooperação continental em matéria de segurança foi o ponto alto da primeira reunião dos ministros da Defesa da Comunidade Sul-Americana de Nações (CASA). O segundo encontro será realizado em 2007, na Venezuela.

O encontro foi convocado pelo governo da Colômbia, que aproveitou a presença dos ministros da Defesa dos países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Eles se reuniram para discutir as soluções para as ameaças à Amazônia.

“O Brasil propugna por uma ordem internacional baseada na democracia, na cooperação, na prescrição das armas químicas, biológicas e nucleares e na busca da paz entre as nações. Nessa direção, defende a reformulação e a democratização das instâncias decisórias dos organismos internacionais”, defendeu o ministro brasileiro da Defesa, Waldir Pires.

Segundo o Ministério da Defesa, o Brasil apoiou proposta do Peru, para se criar uma Comissão Especial sobre Defesa e Segurança da Amazônia. Waldir Pires destacou o fortalecimento da cooperação sul-americana na defesa das necessidades, interesses e aspirações dos seus povos.

Para o ministro da Defesa da Colômbia, Camilo Ospina, “este foi um evento de importância significativa, na medida em que é o primeiro passo no qual a Comunidade Sul-Americana de Nações começa a ver o tema da segurança como um tema crítico e fundamental”.

Entre outros assuntos acordados na reunião, se destacam a importância de preservar a Amazônia como reserva ecológica, rica em recursos hídricos, com sua flora e fauna ameaçadas pelo tráfico de espécies, pela devastação das florestas e cultivos ilícitos.

Defesa participa da reunião da SBPC

Entre 16 e 21 de julho, Marinha, Exército e Força Aérea representarão, pelo segundo ano consecutivo, o Ministério da Defesa no maior evento científico da América do Sul. Trata-se da 58ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que está sendo realizada em Florianópolis (SC).

O Ministério da Defesa montou um stand para a exposição de produtos e serviços ligados à ciência e tecnologia das Forças Armadas. Durante seis dias, o MD será representado, juntamente com as três forças, por uma equipe de 22 integrantes preparados para mostrar produtos, trabalhos e pesquisas sobre o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *