Opinião

Debemos promover aun más la cooperación con Haiti
24/05/2006
Brasil e França vão estreitar cooperação em Defesa
25/05/2006

Meio Ambiente é tema da CPLP em Brasília

Ministros de Meio Ambiente dos Países de Língua Portuguesa se reúnem em Brasília

Entre os dias de 24 a 26, será realizada em Brasília, a Reunião de Ministros de Meio Ambiente dos Países de Língua Portuguesa, com o objetivo promover e fortalecer o intercâmbio de conhecimentos e experiências e a cooperação entre os países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Participarão do evento, representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. O encontro será precedido por uma reunião técnica onde serão apresentados os resultados do II Encontro Lusófono de Meio Ambiente dos Países de Língua Portuguesa, que foi realizado em setembro d e 2005 em Lisboa.

Além disso, serão apresentadas as estratégias dos países de Língua Portuguesa quanto ao desenvolvimento sustentável. Ao final, um representante brasileiro fará a apresentação da proposta de Plataforma de Cooperação entre os Países de Língua Portuguesa.

Os chanceleres se reúnem no dia 26. De acordo com o programa, estão previstas apresentações dos países sobre suas estratégias para o desenvolvimento sustentável, dificuldades, desafios e oportunidades, em especial as de cooperação, além da discussão sobre a implementação dos acordos ambientais internacionais.

Ao final do evento, os ministros devem firmar a Declaração de Brasília com a Plataforma de Cooperação em Meio Ambiente para os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Segundo o ministério do Meio Ambiente, a realização do evento em Brasília, foi um compromisso assumido pelo governo brasileiro durante a II Conferência Interministerial de Meio Ambiente da CPLP, realizada em Maputo (Moçambique), em 2001.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *