Agenda

Plano Estratégico de Fronteiras
16/12/2011
Brasil e PNUD financiarão US$ 500 mil para combate
16/12/2011

Missão chileno-brasileira busca história do Pólo S

Missão chileno-brasileira busca história do Pólo Sul

Brasília – Uma missão científica chileno-brasileira partiu de Punta Arenas nesta sexta-feira, 16, para investigar a história dos últimos 500 anos do continente Antártico. A data marca os 100 anos da chegada à região do explorador norueguês Roald Amundsen.

Eles vão em busca de um cilindro de gelo que permitirá compreender a evolução do clima do Pólo Sul desde a chegada de Amundsen.

De acordo com o Instituto Antártico Chileno (INACH), a expedição é composta de 15 brasileiros e dois chilenos.

De Punta Arenas, eles viajarão pelo Círculo Polar Antártico até o glacial União localizado na cordilheira Heritage, nas montanhas Ellsworth. Lá permanecerão por 35 dias. A temperatura média ali é de 35º negativos.

O cilindro de gelo será colocado a 150 metros de profundidade. Também serão colhidas amostras do ar para análise de seus componentes. Os cientistas realizarão estudos de geomorfologia do glacial para conhecer os processos de origem do seu relevo.

O grupo participa do projeto “Clima da América do Sul e Antártica (CASA): buscando teleconexões por meio de registros de cilindros de gelo”, que deverá custar US$ 1 milhão pelos próximos três anos.

Além de cientistas brasileiros e chilenos, também participam das pesquisas especialistas dos Estados Unidos e Nova Zelândia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *