Os 45 anos das Farc
08/06/2009
Senado discute ingresso da Venezuela no Mercosul
08/06/2009

Missão empresarial brasileira à África Subsaariana

Missão empresarial brasileira à África Subsaariana

No primeiro dia da missão empresarial brasileira à África Subsaariana, nesta segunda-feira, 8, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, foi recebido pelo presidente de Gana, John Atta Mills, a quem entregou uma carta do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

Parte da delegação brasileira ainda se reuniu com o vice-presidente do país, John Dramani Mahatma, e com ministros do Comércio, Transporte, Energia, Minas e Defesa, dentre outras autoridades do governo ganense.

Na carta, o presidente Lula destaca os laços históricos e culturais entre os dois países e a necessidade de se trabalhar com afinco para diversificar a pauta de comércio bilateral e, por conseqüência, o aumento da corrente de comércio entre os dois países.

O presidente brasileiro convidou o Governo de Gana a realizar missão empresarial ao Brasil, ainda neste ano.

Além de Miguel Jorge e técnicos do MDIC, participaram das reuniões com as autoridades ganenses representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Banco Nacional de Desenvolvimento, Econômico e Social (BNDES), do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de empresas privadas brasileiras.

Empresas brasileiras

Ao longo do dia, foram realizadas reuniões de negócios entre empresários brasileiros que integram a missão e empresários ganenses.

Participam da missão representantes de 90 empresas brasileiras dos segmentos de alimentação e bebidas, máquinas e equipamentos, tecnologia da informação, têxteis, calçados, energia, defesa, infra-estrutura e mineração.

Também fazem parte da delegação a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq); a Associação Brasileira das Industrias de Material de Defesa e Segurança (Abimde); a Associação Brasileira de Exportadores de Frango (Abef); a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes Industrializadas (Abiec); e o Sindicato das Indústrias de Fibras Vegetais da Bahia (Sindifibras).

Senegal

Nesta terça-feira, 9, a delegação chega a Dacar (Senegal) para uma nova rodada de reuniões governamentais e encontros de negócios entre empresários dos dois países.

Estão previstos dois eventos promovidos pelo Governo Brasileiro e que contarão com a presença do ministro Miguel Jorge: Exposição Brasil Agri-Solutions, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e o Fórum “Brasil-África Subsaariana: Empreendedorismo para o Desenvolvimento”, coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *