Brasília, 17 de outubro de 2018 - 12h16

Navio britânico com destino às Malvinas atraca em

04 de janeiro de 2012
por: InfoRel

Brasília - Um navio da Marinha britânica atracou no porto de Montevidéu como escala de uma viagem às Ilhas Malvinas no dia 30 de dezembro, apesar da proibição decretada pelo governo uruguaio há pouco mais de duas semanas em solidariedade à Argentina.



O HMS Protector é um navio de pesquisas científicas e de exploração do Atlântico Sul. Parte de sua tripulação é composta de militares e ele está registrado com bandeira da Noruega.



A decisão do Uruguai de proibir o atracamento de navios britânicos em seus portos tem o respaldo dos demais países membros do MERCOSUL.



Este navio foi o responsável pela localização de petróleo no Mar do Norte. Sua presença no Atlântico Sul tem o mesmo objetivo: encontrar gás e petróleo no entorno das Ilhas Malvinas.



Em setembro de 2010, o Uruguai impediu que o navio militar britânico HMS Gloucester atracasse em Montevidéu quando seguia para as Malvinas. O gesto teve o reconhecimento da presidente argentina Cristina Kirchner.



As Ilhas Malvinas, localizadas a 400 milhas da costa argentina, estão em litígio desde 1833 quando o Reino Unido a ocupou militarmente. Desde aquela época o Brasil defende o direito da Argentina sobre as ilhas.


Warning: pg_exec(): Query failed: ERROR: invalid input syntax for integer: "" LINE 1: SELECT * FROM inforel.categoria_noticias WHERE id = ''; ^ in /home/inforel/www/classes/categoria_noticias.php on line 104

Warning: pg_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/inforel/www/classes/categoria_noticias.php on line 106

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...