Defesa discute criação de Instituto da Escola Supe
16/10/2009
Programa FX2
16/10/2009

Navio Polar Almirante Maximiano na Antártica

Navio Polar Almirante Maximiano na Antártica

O Comando da Marinha informou nesta sexta-feira que o Navio Polar Almirante Maximiano partirá no dia 19, para a sua primeira Viagem Austral, a OPERANTAR XXVIII, operando conjuntamente com o Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel.

De acordo com a Marinha, a presença dos dois navios na região eleva a capacidade logística e tecnológica do PROANTAR o que contribui para a melhoria no desenvolvimento de pesquisas científicas e coleta de dados hidroceanográficos.

Além disso, será flexibilizado o apoio logístico à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

O Navio Polar foi incorporado à Marinha no início de fevereiro, na cidade de Bremerhaven, Alemanha. Desde então, tem impressionado a comunidade científica e autoridades internacionais pela capacidade de atendimento de vários projetos e diferentes aplicações.

Durante sua primeira comissão antártica, o Navio apoiará projetos voltados a levantamentos topográficos; impacto das mudanças globais, considerando a fauna e a flora da Região; mudanças antrópicas no Meio Ambiente Marinho Antártico; gestão ambiental; educação e difusão da ciência; modelagem e dinâmica de massas de água nas regiões polares; estudos do solo marinho para identificação de eventos paleoclimáticos; estudos sobre a microbiota da Região; e processo de recuo das geleiras.

O Navio operará com duas aeronaves embarcadas, que serão utilizadas no transporte de material e pessoal. O regresso está previsto para 10 de abril de 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *