Para imprimir é necessário habilitar o pop-up Enviar a notícia por e-mail
Aumenta a fonte 
Aumenta a fonte 
Relações Exteriores
Trem Bioceânico avança e países definirão participação em abril
23/03/2017 - 17h27

Brasília - O ministro de Obras Públicas, da Bolívia, Milton Claros, afirmou nesta quinta-feira, 23, que o projeto de construção do Trem Bioceânico avançou nos últimos dias e que até 5 de abril serão conhecidos os países que participarão do empreendimento internacional.

Segundo ele, Bolívia, Brasil, Paraguai e Peru, asseguraram participação. O Uruguai ainda estuda a possibilidade, mas deve somar-se aos demais. “Até lá teremos a relação completa dos países que integrarão o projeto. O Brasil manifestou que começará a trabalhar nesta linha. Inicialmente, Bolívia, Brasil, Paraguai e Peru, participarão de forma direta e o Uruguai demonstrou interesse”, afirmou.

Claros explicou que nas reuniões técnicas realizadas nesta semana com representantes da Alemanha, Brasil, Paraguai e Peru, decidiu-se constituir quatro mesas de trabalho para pôr em marcha o projeto, desde os aspectos financeiros, até os marcos regulatório, técnico e jurídico.

Para a Bolívia, “a participação do Brasil torna o projeto uma realidade”, reconheceu Milton Claros.

O traçado defendido por La Paz prevê a construção de um corredor ferroviário que ligará o Porto de Santos (SP) até o Porto de Ilo, no Peru, cortando os municípios de Santa Cruz, Montero e Bulo Bulo, até chegar em La Paz, na Bolívia.