Para imprimir é necessário habilitar o pop-up Enviar a notícia por e-mail
Aumenta a fonte 
Aumenta a fonte 
Relações Exteriores
CREDN vai aprofundar cooperação com a União Europeia em várias áreas
11/04/2017 - 09h41

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados aprofundará a cooperação com a Delegação da União Europeia no Brasil em várias áreas. Foi o que ficou acertado entre a presidente do Colegiado, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP) e o Embaixador europeu no Brasil, João Gomes Cravinho, que se reuniram nesta segunda-feira, 10.

Cravinho classificou como excelentes as relações entre o Brasil e a União Europeia e revelou que no segundo semestre, por ocasião da Cúpula Brasil – UE poderá ser finalizado o Tratado de Livre Comércio com o MERCOSUL. O evento será realizado em outubro em Brasília e o Brasil já estará presidindo o bloco sul-americano.

Bruna Furlan também manifestou interesse em fortalecer a cooperação para o intercâmbio de informações sobre a proteção de dados na internet e a privacidade dos cidadãos. “A política europeia é exemplar e temos muito que aprender, principalmente neste momento em que a legislação da União Europeia para este tema está sendo atualizada”, afirmou.

Na avaliação do embaixador Cravinho, “para a realidade brasileira, o modelo europeu pode ser mais interessante que o modelo norte-americano”. No segundo semestre, a presidente da CREDN realizará visita oficial às principais agências europeias em Bruxelas e ao Parlamento Europeu em Estrasburgo.

Além de dialogar com autoridades europeias que lidam com a proteção de dados, ela também irá debater temas da agenda comum. “É nosso interesse aprofundar cada vez mais esse relacionamento. A União Europeia tem um papel de destaque para o Brasil. Mais de 60% do total do investimento direito no Brasil vem da Europa”, destacou.