Para imprimir é necessário habilitar o pop-up Enviar a notícia por e-mail
Aumenta a fonte 
Aumenta a fonte 
Relações Exteriores
MERCOSUL discutirá redução de travas comerciais na Argentina
20/05/2017 - 15h58

Brasília - Representantes dos países membros do MERCOSUL se reunirão entre os dias 30 de maio e 2 de junho em Buenos Aires, Argentina, para discutir a redução das travas comerciais dentro do bloco e fortalecer o comércio intra-bloco. Desta reunião sairá uma proposta para que os presidentes firmem compromisso na Cúpula prevista para julho.

Segundo o vice-ministro de Relações Exteriores e Integração, do Paraguai, Rigoberto Gauto, “estamos trabalhando para reduzir os obstáculos comerciais e aprofundar a integração. O objetivo sempre é que o processo de integração se consolide e que os países se complementem”, afirmou. Ainda de acordo com Gauto, até o final do ano haviam 85 disposições de diferentes tipos que impediam o livre comércio e a circulação de bens entre os membros do bloco. Neste momento, existem ainda 27 normas que de algum modo freiam o comércio intra-zona.

Um informe a respeito está sendo elaborado para ser apresentado primeiro ao Grupo Mercado Comum, uma das instâncias mais importantes do MERCOSUL. Depois de passar pelos chanceleres, será levado aos presidentes com o propósito de eliminar por completo as normas que dificultam o comércio.