Para imprimir é necessário habilitar o pop-up Enviar a notícia por e-mail
Aumenta a fonte 
Aumenta a fonte 
Defesa
Marinha promove reunião anual do PACIOSWG
02/02/2017 - 14h32

Brasília - No período de 23 a 27 de janeiro, a Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo, sediou a Reunião Anual do “Grupo de Trabalho sobre Tráfego Marítimo dos Oceanos Pacífico e Índico” (PACIOSWG, sigla em inglês), na qual estiveram presentes representantes da Austrália, Canadá, Chile, Estados Unidos, Equador, França, Nova Zelândia, Reino Unido e Coreia do Sul.

O propósito da reunião foi compartilhar informações que visem à melhoria da segurança do Tráfego Marítimo (TM), bem como estreitar o relacionamento entre os Órgãos Internacionais responsáveis por essa atividade. Trata-se de um importante foro para a MB, pela oportunidade de acompanhar as evoluções da Doutrina “Naval Cooperation and Guidance for Shipping” (NCAGS), que é a doutrina de Controle Naval de Tráfego Marítimo (CNTM) aplicada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

O evento também se destinou a capacitar a MB para o planejamento e execução do exercício internacional de CNTM “Bell Buoy”, que ocorrerá no período de 8 a 12 de maio de 2017.

Este Exercício proporcionará a oportunidade de aprimorar os conhecimentos sobre a doutrina NCAGS, testar os procedimentos sobre compartilhamento de informações sobre o TM com as Marinhas pertencentes ao PACIOSWG, bem como com outras instituições governamentais com interesse no mar, buscando, assim, a vanguarda da Cooperação Multinacional e Multi-Agencial em proveito do incremento da Consciência Situacional Marítima brasileira.