Para imprimir é necessário habilitar o pop-up Enviar a notícia por e-mail
Aumenta a fonte 
Aumenta a fonte 
Agenda
Uruguai reitera interesse em concretizar Tratado de Livre Comércio com a China
03/02/2017 - 11h04

Brasília - O ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, afirmou em audiência na Comissão de Assuntos Internacionais do Senado, que o governo mantém o interesse em concretizar um Tratado de Livre Comércio com a China. De acordo com o chanceler uruguaio, “este acordo será benéfico para os interesses do país”.

Nin Novoa esclareceu que um TLC toma muito tempo de negociação, mas que “se a China quiser fazer, vamos fazer”. Acrescentou que posteriormente, será papel do Legislativo ratificá-lo ou não. “Todos os tratados têm um marco de incertezas e ninguém pode aventurar o destino final deles”, reconheceu.

Em relação ao MERCOSUL, explicou que “enquanto não tivermos as bases do tratado estabelecidas e aceitas pela China, não podemos perguntar aos demais membros do bloco se desejam nos acompanhar ou não”.

“O que sinto é que há cada vez mais discursos sobre a flexibilização do Uruguai, do MERCOSUL, do comércio internacional porque está voltando uma onda protecionista, que torna muito difícil a comercialização para países como o Uruguai que produzem dez vezes mais alimentos do que necessita”, concluiu.