Para imprimir é necessário habilitar o pop-up Enviar a notícia por e-mail
Aumenta a fonte 
Aumenta a fonte 
Agenda
Uruguai defende avanços nas negociações MERCOSUL - UE
10/02/2017 - 10h10

Brasília - O ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, afirmou em Berlin, que é importante avançar no diálogo MERCOSUL – UE através da Alemanha com toda a União Europeia. Segundo ele, “esta é a quarta reunião técnica e avançamos. Frente à incerteza mundial atual, há muitas possibilidades de que se concretize o tratado o quanto antes”, disse.

O chanceler uruguaio afirmou que “na próxima semana haverá uma nova reunião técnica para fazer avançar o Tratado de Livre Comércio entre o MERCOSUL e a União Europeia”. Novoa acompanha o presidente Tabaré Vázquez em visita oficial à Alemanha.

Nin Novoa revelou ainda que no dia 9 de março se realizará uma reunião de chanceleres de ambos os blocos em Buenos Aires, “onde seguramente vamos preparar um encontro com a Aliança do Pacífico para buscar uma maior aproximação também”.

O TLC com a União Europeia e o fortalecimento das relações com a Aliança do Pacífico, integrada por Chile, Colômbia, México e Peru, são as prioridades da presidência argentina do MERCOSUL, que vai até julho, quando o Brasil assumirá o comando do bloco.

Brasília e Buenos Aires estão decididas a concluir as negociações com os europeus em 2017 e acelerar as negociações com outros parceiros como o EFTA, a a União Euroasiática, Índia, Japão e até mesmo os Estados Unidos.