Para imprimir é necessário habilitar o pop-up Enviar a notícia por e-mail
Aumenta a fonte 
Aumenta a fonte 
Agenda
Parlamento Andino discutirá estratégia comum para a luta antidrogas na região
14/03/2017 - 14h05

Brasília - Entre os dias 22 e 24 de março, o Parlamento Andino se reunirá em Lima em seu 49º Período Ordinário de sessões. Na pauta, a discussão em torno de uma estratégia comum de luta antidrogas na Bolívia, Colômbia, Equador e Peru, países que integram a Comunidade Andina de Nações (CAN).

Entre os temas que serão debatidos estão: Marco Normativo de Saúde na Região Andina, Segurança Cidadã e Luta contra o Tráfico de Drogas, e o Plano Andino para a Prevenção, Combate e Erradicação do Tráfico Ilícito de Armas.

Também será discutida a implementação da Rede Andina de Segurança como mecanismo institucional de apoio e assessoramento em segurança e fomento da confiança e situações especialmente conflitivas, além da Avaliação do Programa de Ação do Plano Andino de Cooperação para a Luta contras as Drogas Ilícitas e Delitos Conexos.

Além disso, os países andinos intercambiarão suas experiências em temas de regulação do controle de substâncias químicas que se utilizam na fabricação ilícita de estupefacientes e substâncias psicotrópicas e conhecerão as ações realizadas pelo Comitê Andino de Autoridades de Telecomunicações (CAATEL), com o objetivo de fortalecer a troca de informações sobre terminais móveis extraviados, roubados ou furtados e recuperados, seu bloqueio e desbloqueio.

Além de parlamentares, participarão do evento, funcionários do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).