Para imprimir é necessário habilitar o pop-up Enviar a notícia por e-mail
Aumenta a fonte 
Aumenta a fonte 
Mundo
EUA busca recompor relações com a Bolívia
22/03/2017 - 09h29

Brasília - O governo dos Estados Unidos busca recompor as relações com a Bolívia, congeladas desde 2014 e para tanto, o presidente Donald Trump enviou a La Paz o Vice-Secretário para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Michael Fritzpatrick. Nesta segunda-feira, 20, ele reuniu-se com três vice-ministros de Relações Exteriores.

Segundo Fritzpatrick, “em concreto conversamos sobre a criação de grupos de trabalho, sobre temas de benefício mútuo, para fortalecer as relações diplomáticas entre os Estados Unidos e a Bolívia, particularmente mediante reuniões regulares entre oficiais da embaixada norte-americana em La Paz e a chancelaria boliviana”, disse.

De acordo com o funcionário do Departamento de Estado, Washington tem interesse em trabalhar e reencaminhar uma relação positiva com o governo do presidente Evo Morales.

O governo norte-americano está comprometido a cultivar uma relação positiva com o povo e o governo da Bolívia e esta minha visita é para assegurar ao povo e ao governo boliviano que somos sinceros na busca da normalização das relações entre os dois governos”, explicou.

A reunião entre as comitivas do dois países durou mais de três horas e foi classificada como bastante positiva, mostrando indícios de que as coisas tendem a melhorar no futuro próximo.

Em 2015, Bolívia e Estados Unidos se abriram à possibilidade de realizar um encontro de alto nível entre os presidentes Evo Morales e Barack Obama, para conversar sobre as relações bilaterais, algo que nunca se concretizou.