Para imprimir é necessário habilitar o pop-up Enviar a notícia por e-mail
Aumenta a fonte 
Aumenta a fonte 
Agenda
MERCOSUL retoma diálogo comercial com a Nova Zelândia e Austrália
09/05/2017 - 13h05

Brasília - Presidido pela Argentina, o MERCOSUL iniciou nesta semana um processo de reaproximação com Nova Zelândia e Austrália para um diálogo comercial. Os dois países da Oceania integram o Acordo de Integração Econômica (CER) daquela região.

Os encontros serão realizados em Buenos Aires a partir desta quinta-feira, 4, com a presença de autoridades dos seis países fundadores do MERCOSUL e da CER. Nesta quarta-feira, 3, o governo neozelandês anunciou a retomada das negociações com o bloco sul-americano.

Em nota, a Nova Zelândia informou que “a retomada das conversações é um grande avanço e acredito que serão fixadas as bases para uma futura negociação comercial. Vamos impulsionar com força a favor de um acordo que ofereça um melhor acesso aos mercados para o país”.

Na avaliação do ministro do Comércio neozelandês, Todd McClay, “ainda que o diálogo se encontre em fase inicial, isto pode nos levar a uma oportunidade imensamente valiosa”, concluiu. A estratégia visa ainda consolidar o compromisso estratégico da Nova Zelândia e Austrália com a América Latina.