Para imprimir é necessário habilitar o pop-up Enviar a notícia por e-mail
Aumenta a fonte 
Aumenta a fonte 
Mundo
Argentina tem novo chanceler e Malcorra será assessora especial de Macri
05/06/2017 - 12h23

Brasília - O governo argentino oficializou nesta terça-feira, 30, a saída da ministra de Relações Exteriores, Susana Malcorra, que será substituída por Jorge Faurie como novo chanceler. Segundo o Palácio San Martín, sede da chancelaria, Malcorra seguirá como assessora especial do presidente Mauricio Macri.

Faurie era embaixador da Argentina em Paris e assumirá formalmente o cargo no dia 12 de junho. Susana Malcorra irá para a Espanha para reunir-se com sua família e de lá trabalhará para fortalecer as relações internacionais argentinas em projetos de longo prazo.

Por outro lado, dentro do governo argentino sabe-se que Malcorra deixou o cargo por conta de desgastes fortes com o chefe de gabinete de Macri, Marcos Peña, e com o próprio presidente. Ainda assim, o líder argentino afirmou que o trabalho desenvolvido pela então ministra “nos reinsertou no mundo talvez como nunca antes”.

Peña afirmou que Susana Malcorra seguirá com status de ministra e que irá dedicar-se a grandes projetos que consolidem o papel da Argentina no mundo. Ele disse ainda que o novo ministro “é o diplomata número um no ranking dos diplomatas argentinos”. É a primeira vez que um profissional de carreira assume a chancelaria desde 1989.

Antes de deixar o cargo, ela participará do encontro de chanceleres da Organização dos Estados Americanos (OEA), sobre a crise na Venezuela, nesta quarta-feira, 31, e na próxima semana, das reuniões da OCDE e da OMC.