Agenda

Estados Unidos
09/11/2005
Idioma
09/11/2005

Cultura Hispânica

O Caminho da Língua Castelhana

Será inaugurada nesta terça-feira, no Centro Cultural Brasil-Espanha, a exposição ”O Caminho da Língua Castelhana” . O idioma que existe desde o século XI, quando era usado informalmente pelo povo, em contrapartida ao latim, hoje é a língua de mais de 360 milhões de pessoas, espalhadas em 20 países.

Segundo a organização do evento, a idéia é apresentar, por meio de manuscritos antigos, documentos de época, mapas, fotografias, trechos de obras literárias, e outros, o desenvolvimento do castelhano como idioma.

A mostra é uma iniciativa da Fundación Camino de La Lengua Castellana que tem percorrido diversas cidades da Espanha e agora começa a circular por outros países – já esteve em Bruxelas, Nova York, Cidade do México e São Paulo, antes de chegar a Brasília, e já foi vista por mais de 170 mil visitantes.

Ainda de acordo com os organizadores, unem-se os esforços em torno da difusão da língua espanhola, visando estreitar mais os laços entre as nações. Em janeiro deste ano, durante visita ao Brasil, o primeiro-ministro José Luis Rodrigues Zapatero, anunciou o compromisso de incrementar a cooperação e aumentar a presença de instituições culturais no Brasil.

Por outro lado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou, em 5 de agosto, a Lei do Espanhol, para que a disciplina seja incluída nos currículos de escolas públicas e particulares de ensino médio de todo o Brasil.

A exposição

Nos painéis, o visitante pode encontrar fotos, textos, poemas, material gráfico de época, com mapas e um texto explicativo. Nas vitrines, estão manuscritos e objetos históricos.

As reproduções apresentam maquetes e reprodução de azulejos e na parte multimídia podem ser apreciados vídeos que falam sobre o caminho da língua, jogos interativos de perguntas e respostas e também visitas virtuais aos livros expostos [como o Beato de Liébana e o catecismo do Frei Pedro de Gante], além da projeção de filmes baseados em obras literárias – El Quijote, El perro del hortelano, La Regenta, La Celestina e Divinas palabras.

A mostra é dividida por cidades e ou locais onde se deu algum acontecimento marcante para o desenvolvimento da língua castelhana.

Assim, o visitante poderá percorrer um itinerário histórico e cultural que acompanha o nascimento, a evolução e o desenvolvimento do castelhano até chegar à universidade. Os espaços estão divididos entre San Millán de La Cogolla, Santo Domingo de Silos, Valladolid, Salamanca, Ávila e Alcalá de Henares.

O Caminho da Língua Castelhana

Local: Centro Cultural Brasil-Espanha

Data: 9 de novembro, às 20h00

Visitação: até 9 de dezembro de 2005, de segunda a sexta, das 9h às 21h00; sábados, das 9h às 12h.

Informações: 3443.9916

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *