Agenda

Livre Comércio
15/11/2005
Medicina
15/11/2005

Globalização

O grande supermercado

Mauricio de Sousa

A Mônica, o Cebolinha, o Cascão, a Magali, o Chico Bento… Estão treinando línguas, idiomas, comunicação. Na prática já fazem isso há algum tempo. Mas se preparam, agora, de forma intensiva.

No começo o pai deles – o Mauricio de Sousa – até duvidava pouquinha coisa dessa possibilidade de comunicação. Será – pensava ele – que as crianças de outros países, de recantos longínquos vão aprender a brincar com a turminha da mesma forma que se brinca por aqui?

Mas antes que essa dúvida se arraigasse, tomasse corpo, a turminha já ia tratando de desfazer essa idéia. Brincando de igual para igual com crianças da Alemanha, da Suécia, da Coréia, do Japão, da Argentina…
A ponte eram as revistas de histórias em quadrinhos que se lançavam nesses países.

Com evidentes bons resultados na comunicação. Mas o mundo é grande, imenso, com milhões de crianças querendo brincar as brincadeiras da Turma da Mônica.

E não só isso: além dos textos, também no cinema, na televisão, com produtos industrializados, nos parques temáticos…

E tudo faz parte da grande comunicação possível entre as crianças. E até de adultos.

Enquanto no Brasil estamos servindo de cartilha de alfabetiza̤̣o, de momento gostoso de lazer, de ponte cultural, de irradia̤̣o de valores, por que ṇo planejarmos Рe bem Рa mesma coisa para o mercado internacional?

Mais do que um negócio, estamos exportando Brasil. No que ele tem de sensível, simpático, humano, universal, na prosa e na arte.
Então vamos nos preparar mais e melhor para a derrubada definitiva de fronteiras para a Turma da Mônica.

E ela não está sozinha. Vai junto com o simpático dinossauro Horácio, com o irrequieto Astronauta, com o doce caipirinha Chico Bento, com os mensageiros ecológicos da turma da mata, com as modernices da Tina, com o lado floresta do Papa-Capim, com as fábulas gostosas dos cãezinhos do mundo do Bidu e com as traquinagens cômico-macabras da turma do Penadinho.

Se até hoje atingimos algumas dezenas de países com revistas, jornais, produtos, vamos triplicar estes números com o auxílio de desenhos animados para cinema e televisão [já em produção]. Será uma ação em duas frentes: na cultural e na econômica. Quer sinergia melhor?

Mauricio de Sousa é empresário, desenhista e criador da Turma da Mônica, presente em mais de 40 países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *