Agenda

Militares cobram medidas para fortalecer presença
25/05/2011
Comunicado Conjunto Brasil – Uruguai
01/06/2011

O papel do Irã como potência regional

O papel do Irã como potência regional

Nesta quinta-feira, 2, o Centro de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), promove palestra com o embaixador do Irã no Brasil, Mohsen Shaterzadeh, sobre o papel do país como potência regional.

O evento seguido de debate será realizado a partir das 11h na Escola de Economia de São Paulo da FGV (EESP – sala 5000, 5º andar
Rua Itapeva, 474)
.

A palestra será proferida em inglês e não haverá tradução simultânea. A mediação caberá aos professores Oliver Stuenkel e Guilherme Casarões. Não há necessidade de inscrições antecipadas.

De acordo com o Centro de Relações Internacionais da FGV, o Irã, situado entre a Turquia e o Iraque a Oeste e o Afeganistão e o Paquistão ao Leste, ocupa um espaço de grande importância estratégica no cenário global.

Trata-se de um dos atores-chave no contexto da chamada “Primavera Árabe”, da reconstrução do Iraque, e da guerra no Afeganistão.

Além disso, o Irã é um dos principais fornecedores de petróleo para a China e a Índia, o que reforça o seu papel de ponte entre o Oriente Médio e a Ásia.

Qual a perspectiva iraniana sobre os importantes eventos no Oriente Médio e na Ásia Central? E qual o futuro das relações entre este país e o Brasil?

Esses e outros questionamentos serão abordados pelo embaixador Mohsen Shaterzadeh.

O Centro de Relações Internacionais está sediado no CPDOC/Escola de Ciências Sociais e História da FGV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *