Agenda

Forças Armadas
25/05/2011
Militares cobram medidas para fortalecer presença
25/05/2011

O Posicionamento Estratégico da América do Sul no

O Posicionamento Estratégico da América do Sul no Século 21

Os ministros da Defesa da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) se reúnem nos dias 26 e 27, em Buenos Aires, para inaugurar formalmente o Centro de Estudos Estratégicos para a Defesa “Manuel Belgrano”, criado no âmbito do Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS).

Na oportunidade, será realizada a Conferência Internacional “O Posicionamento Estratégico da América do Sul no Século 21”, em que ministros da Defesa e especialistas, irão discutir o presente e o futuro das Forças Armadas sul-americanas.

O Conselho de Defesa Sul-Americano foi instituído em 2009 com o propósito de fortalecer a América do Sul como uma zona de paz, já o Centro de Estudos Estratégicos constitui a primeira instância de caráter permanente nascida de um órgão da UNASUL, com sede fixa e com delegados e representantes de todos os ministérios da Defesa dos 12 países membros do bloco.

A finalidade do Centro de Estudos Estratégicos é construir uma identidade própria sobre Defesa na região e o seu propósito é elaborar estudos, análises e apreciações que contribuam com a geração de conhecimento e difusão do pensamento estratégico sul-americano em matéria de Defesa e Segurança Regional e Internacional.

O evento a será aberto pelo ministro da Defesa da Argentina, Arturo Puricelli e pelo diretor do Centro de Estudos Estratégicos, Alfredo Forti.

No início da tarde, haverá uma aula magma proferida pelo vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, seguida de uma apresentação especial da Secretária-Geral da UNASUL, María Emma Mejía.

No primeiro painel, falarão o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, Alto Representante do Mercosul, Rául Rivera Andueza, presidente da Fundação Foro de Inovação, do Chile, e o analista internacional da Universidade Torquato Di Tella, Juan Gabriel Tokatlián.

Na sexta-feira, 27, será realizado o segundo painel com a presença dos ministros da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, do Equador, Javier Ponce, e do Peru, Jaime Thorne León, e do diretor do Centro de Estudos Nacionais e Internacionais do Paraguai, Luis Nicanor Bareiro Spaini.

À tarde, haverá uma mesa redonda com os ministros da Defesa que apresentarão as conclusões do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *