Brasília, 18 de março de 2019 - 17h28

Cooperação

27 de janeiro de 2009 - 15:42:00
por: InfoRel
Compartilhar notícia:
Nesta segunda-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama, telefonou para o colega Luiz Inácio Lula da Silva, e o convidou para iniciarem um diálogo acerca de temas como a crise financeira mundial, a retomada da Rodada de Doha e os biocombustà­veis.

Em março, o presidente Lula vai a Nova York para um evento empresarial. De lá, segue para Washington quando pretende aprofundar as discussões em torno desses temas. É possà­vel que até o final de 2009, Obama visite o Brasil.

De acordo com o Planalto, a conversa entre os dois presidentes durou cerca de 25 minutos. O presidente norte-americano demonstrou interesse em aprofundar o comércio como forma de frear a crise.

Barack Obama determinou que a equipe econômica do seu governo construa um consenso com o Brasil para a próxima reunião do G-20, em abril, em Londres.

No final da noite, foi a vez da Secretária de Estado, Hilary Clinton, telefonar para o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Os dois conversaram sobre temas da agenda bilateral e Clinton elogiou o papel do Brasil quanto ao recente conflito entre árabes e palestinos na Faixa de Gaza.