Mundo

Direitos Humanos
10/04/2015
Defesa Aérea
10/04/2015

Política Internacional

Obama e Raul Castro terão encontro histórico no Panamá

Marcelo Rech, especial da Cidade do Panamá

Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e de Cuba, Raúl Castro, terão um encontro reservado neste sábado, 11, pouco antes do encerramento da VII Cúpula das Américas. O encontro foi antecipado por uma conversa entre os dois, por telefone, realizada na quinta-feira, 9, pouco antes de ambos aterrissarem no Panamá.

A informação foi confirmada pelo assessor adjunto de Segurança Nacional do presidente norte-americano, Ben Rhodes, embora a Casa Branca não tenha se pronunciado. De acordo com Rhodes, será uma conversa informal entre os presidentes. Esta será a terceira vez que os dois conversam desde dezembro do ano passado e a primeira interação entre líderes dos dois países em 53 anos.

Nesta quinta-feira, 9, os responsáveis pela política externa de Cuba, Bruno Rodríguez, e dos Estados Unidos, John Kerry, mantiveram uma reunião fechada. Na oportunidade, o cubano pediu que Washington anuncie publicamente e durante a Cúpula das Américas, a retirada de Havana da lista norte-americana de países que financiam o terrorismo.

A decisão já está tomada pelos Estados Unidos e há disposição em anunciá-la durante o evento. Não está previsto que os dois países anunciem a reabertura de embaixadas no âmbito do processo de aproximação iniciado no ano passado.

Diálogo

De acordo com a chancelaria cubana, a reunião durou cerca de três horas e foi “construtiva” e “respeitosa”. Na oportunidade, os dois chanceleres também conversaram a respeito da reabertura de embaixadas, assunto que continuará na agenda bilateral de negociações.

Trata-se do encontro de mais alto nível mantido pelos dois países em meio século. O Departamento de Estado informou que John Kerry e Bruno Rodríguez concordaram que a reunião produziu “progressos” e que os dois países seguirão dialogando para resolver os “assuntos pendentes”. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *