FX 2: definição está próxima
21/07/2009
Seminário Internacional de Mídia sobre a Paz no Or
21/07/2009

Obama participa da IV Reunião do Fórum de CEO’s Br

Obama participa da IV Reunião do Fórum de CEO’s Brasil-EUA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá nesta terça-feira, 21, os 20 empresários norte-americanos e brasileiros que compõem o Fórum de CEOs, além de autoridades brasileiras.

Esta é a quarta reunião do Fórum, criado em 2007. Temas como eficiência energética e acordo de promoção e proteção de investimentos estão na pauta de discussão.

Pelo governo brasileiro participam do encontro os ministros Miguel Jorge, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e Dilma Russef, da Casa Civil, além do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Alessandro Teixeira.

Pelos Estados Unidos, Michael Froman, que é o Assessor da Presidência para Assuntos de Economia Internacional, Gary Locke, secretário de Comércio, e Stephen Jacobs, secretário adjunto do Departamento de Comércio.

O objetivo do Fórum é estimular a parceria entre Governo e setor privado do Brasil e dos Estados Unidos, por meio de projetos e revisão de regras que interfiram na ampliação do fluxo comercial entre os dois países.

A reunião é coordenada pela Apex-Brasil e pelo Departamento de Comércio norte-americano. A primeira ocorreu em outubro de 2007, em Brasília, a segunda em abril de 2008, em Washington, e a terceira em outubro de 2008, em São Paulo, quando os empresários foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Também compõem a pauta de discussão deste encontro o acordo para evitar bitributação, as negociações da Rodada Doha e a facilitação na concessão de vistos, bem como projetos de infra-estrutura, intercâmbio tecnológico e procedimentos aduaneiros.

Prioridade nas discussões do Fórum, o Acordo Bilateral para Evitar a Dupla Tributação volta à pauta de discussão. Há poucos dias técnicos da Receita Federal e do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos se reuniram por meio de videoconferência para adiantar alguns temas da reunião.

Já o acordo para facilitar a concessão de vistos foi encaminhado ao Congresso Nacional para ratificação. Após parecer pela aprovação da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, o texto agora tramita em regime de prioridade para votação em plenário.

Outro projeto de lei relacionado ao tema, a nova Lei do Estrangeiro, encontra-se atualmente na Casa Civil, aguardando envio ao Congresso.
Deverão ser contemplados dispositivos que aumentam a flexibilidade para concessão de vistos.

A rede consular brasileira nos Estados Unidos também tem sido modernizada e ampliada. Foram abertos Consulados-Gerais em Atlanta e Washington.

Outro ponto importante de discussão refere-se a questões de competitividade e inovação. No dia 25 de junho, em Nova Iorque, aconteceu o projeto Invest in Brazil, que apresentou oportunidades de investimentos no setor de tecnologia brasileiro.

O Governo Brasileiro incentivará maior contribuição dos setores privados dos dois países, propondo a criação de centros de estudos especializados em negócios, em grandes universidades dos dois países.

Também está previsto o incremento do Grupo de Trabalho sobre Competitividade e Inovação, constituído por empresas participantes do Fórum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *