Agenda

Cooperação militar
28/06/2016
Cooperação
29/06/2016

Diplomacia

ONU confirma chegada de observadores à Colômbia para acompanhar processo de paz

Brasília – A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou a chegada à Colômbia de 23 observadores internacionais encarregados de acompanhar o processo de paz a ser assinado pelo governo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

De acordo com o porta-voz do Secretário-Geral da ONU, Farhan Haq, trata-se do primeiro grupo de membros da Missão Política aprovada pelo Conselho de Segurança em janeiro, com mandato de verificar o cessar-fogo e a entrega de armas por parte da guerrilha.

Os observadores que chegaram esta semana a Bogotá são oriundos da Argentina, Bolívia, El Salvador, Guatemala, México, Paraguai e Uruguai. Eles irão trabalhar com uma equipe de 20 civis que já atuam na formatação da missão. Militares dos países da CELAC também participarão desse esforço.

O Brasil e a Venezuela não foram aceitos como observadores do processo de paz pelo governo da Colômbia. Em janeiro, o próprio presidente Juan Manuel Santos explicou em Quito, por ocasião da Cúpula da CELAC, que não aceitaria neste grupo representantes de países fronteiriços com a Colômbia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *