Defesa

A-Darter
04/04/2013
Marinha realiza mapeamento da Amazônia
04/04/2013

ONU reconhece o exemplo brasileiro na missão de pa

ONU reconhece o exemplo brasileiro na missão de paz no Haiti

Brasília – A Subsecretaria-Geral das Nações Unidas para Assuntos Humanitários, Valerie Amos, afirmou que a experiência das tropas brasileiras na Missão de Paz no Haiti (Minustah), serve de exemplo para os demais países envolvidos em operações semelhantes, principalmente na África e Oriente Médio.

Em reunião com o ministro da Defesa, Celso Amorim, Amos discutiu a possibilidade de o Brasil ceder mais tropas para missões em outras regiões. Atualmente, o Brasil mantém tropas no Haiti e no Líbano onde comanda a Força Tarefa Marítima da Unifil.

Por falta de recursos, o Brasil disse não à ONU pela segunda vez. No ano passado, o embaixador Edmond Mulet, responsável pelo DPKO, departamento de Missões de Paz da ONU, fez o mesmo pedido ao Brasil e não foi atendido.

Amorim e Amos discutiram as crises humanitárias na África e Oriente Médio. O ministro brasileiro destacou que a experiência no Haiti pode e deve ser compartilhada.

Ele também falou sobre o Centro Conjunto de Operações de Paz que funciona no Rio de Janeiro e sua capacidade para treinar soldados estrangeiros para missões de pacificação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *