Brasília, 15 de outubro de 2018 - 21H45

Diplomacia

30 de maro de 2005
por: InfoRel
A Organização das Nações Unidas terá seu prédio próprio em Brasà­lia, onde abrigará todas as oito agências que realizam trabalhos no paà­s. As obras começam em abril e o empreendimento será custeado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento [PNUD].

Desde 1968, a ONU aguarda a doação do terreno, no Setor de Embaixadas Norte. Em 1990, o Governo do Distrito Federal anunciou a doação de um lote, mas apenas em 2003, com a chegada ao Brasil do novo representante da Organização, Carlos Lopes, é que a decisão foi implantada. Na futura sede de 22.500 m2, irão funcionar os escritórios da ONU, PNUD, UNODC, UNEP, UNHCR, UNIFEM, UNFPA, UNAIDS e UNV.

O edifà­cio será composto por dois blocos interligados por um átrio, com estacionamento para 10 veà­culos oficiais, escritórios, jardim, depósito, serviços e equipamentos, no subsolo.

No térreo, será construà­do um auditório para 200 pessoas, escritórios e serviços. O prédio terá ainda dois pavimentos superiores para uso de escritórios e serviços. Na área externa haverá um estacionamento para 150 veà­culos e uma área verde de cerca de 9.000 m2.

De acordo com a ONU, o desenvolvimento desse projeto vai permitir que as agências da Organização possam dispor de uma capacidade operacional mais ampla. O prédio da ONU também será integrado ao acervo do turismo cà­vico da cidade e poderá ser visitado pelo público em geral.

O PNUD também pretende ocupar os espaços do edifà­cio com obras de arte de artistas brasileiros. Para tanto, já iniciou os contatos com os artistas que teriam interesse em contribuir com suas obras para a criação desse espaço de exibição permanente.

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...