Novos tempos da uma idade moderna
13/04/2007
Atech apresentará simulador de operações militares
13/04/2007

OrbiSat tem radar para vigilância de Fronteiras

OrbiSat tem radar para vigilância de Fronteiras

A OrbiSat da Amazônia S/A apresentará na Latin América Aero & Defense (Laad 2007), que será realizada no Rio de Janeiro entre 17 e 20 de abril, a tecnologia InSAR (Radar Interferométrico de Abertura Sintética). A Laad é a maior feira voltada às Forças Armadas e às indústrias de defesa da América Latina.

De acordo com a OrbiSat, por utilizar duas freqüências de mapeamento simultâneas (Bandas X e P), o radar tem aplicação específica para áreas de densa floresta, permitindo a visão precisa do terreno.

“Essa tecnologia pode ser utilizada em serviços de inteligência na esfera militar, como por exemplo, na busca de bases clandestinas utilizadas para o refino da cocaína no meio das florestas, na concentração de tropas (não identificadas) com equipamentos e carros em regiões de fronteiras, entre outros casos”, informou a empresa em nota.

O Sistema aerotransportado SAR/InSAR desenvolvido pela OrbiSat, denominado OrbiSAR-1, é pioneiro no mundo e o mais avançado radar para uso civil e militar.

A tecnologia InSAR permite que diversos produtos de informação geográfica sejam gerados de forma ágil e precisa, de modo a atender demandas financeiras e tecnológicas sob medida segundo a necessidade de cada cliente.

A OrbiSat explicou que o sistema possui alguns diferenciais, como o mapeamento de regiões normalmente cobertas por nuvens e o imageamento diurno e noturno e mesmo com chuvas.

Isso é possível porque a aquisição dos dados independe das condições atmosféricas e da luz do dia, permitindo um curto prazo de entrega dos resultados, o que é fundamental no caso de serviços urgentes e de emergência.

O radar também fornece tanto a medida da altura da copa de árvores como a do solo sob a vegetação (topografia real do terreno). A solução permite a realização do trabalho em grandes áreas em um intervalo reduzido de tempo e por meio de um número reduzido de pontos de controle em campo o que facilita a operação em regiões de difícil acesso.

Dessa forma, a tecnologia InSAR oferece solução “one-stop-shop” na aquisição dos dados, o que satisfaz as necessidades e exigências de muitas aplicações críticas da comunidade de sensoriamento remoto.

Além disso, o sistema pode mapear 250 mil quilômetros quadrados em apenas dois meses e entregar 500 cartas na escala 1:50.000 em menos de um ano.

Vários produtos de valor agregado são gerados a partir dos dados coletados pelos radares da OrbiSat, como a informação da distribuição da biomassa e do tipo de cobertura de solo; mapeamento sob vegetação florestal, escoamento hidrológico; produção de mapas da rede hidrológica, de rede de transporte e uso de terra e cadastramento urbano e rural, para fins de arrecadação de impostos.

OrbiSat

A Orbisat da Amazônia SA é uma empresa de base tecnológica de capital 100% brasileiro, especializada em sensoriamento remoto, radares de vigilância aérea e terrestre e produtos eletrônicos, fundada em 1984 para fornecer soluções de mapeamento para o setor privado e agências governamentais.

A empresa é responsável pelo desenvolvimento da tecnologia InSAR (Radar Interferométrico de Abertura Sintética), pioneira no mundo e que proporciona o mapeamento topográfico de maneira rápida e precisa.

Na área de vigilância aérea e terrestre, lançou recentemente o Radar de Vigilância Saber X-M60, que integra o sistema de defesa antiaérea de baixa altitude. A Orbisat da Amazônia possui unidades em São José dos Campos, Campinas e Manaus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *