Saúde
04/04/2005
Guerrilhas
04/04/2005

Amazônia

OTCA busca posição comum no Foro das Nações Unidas sobre Florestas

Começa nesta segunda-feira em Quito, no Equador, a primeira reunião dos países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica [OTCA], preparatória para o Foro das Nações Unidas sobre Florestas [UNFF-V]. O objetivo principal do evento é promover o diálogo e a concertação entre os países amazônicos quanto ao futuro regional.

O encontro será aberto pela Secretária-Geral da OTCA, Rosalía Arteaga Serrano, o ministro das Relações Exteriores do Equador, Patrício Zuquilanda, o Secretário-Geral Adjunto do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, José Antonio Ocampo, e a Consultora de Políticas Florestais da ONU, Catalina Santamaría.

Segundo a OTCA, as delegações para o Foro e dos oito países amazônicos servirão para ampliar o intercâmbio de informações sobre a cooperação e os acordos florestais internacionais, e suas conseqüências à região Amazônica.

O Foro das Nações Unidas sobre Florestas, está marcado para os dias 16 a 27 de maio em Nova York, e dará continuidade aos debates sobre a implementação de um acordo internacional sobre florestas, além de abordar temas como transferência de tecnologia e indicadores para o manejo florestal sustentável.

O Foro sobre as Florestas foi criado há cinco anos, como entidade subsidiária do Conselho Econômico e Social da ONU para promover a gestão, conservação e desenvolvimento sustentável das florestas mundiais. Embora seja um organismo com apenas dois anos de existência, a OTCA receberá no dia 16 o credenciamento oficial como membro do Foro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *