Agenda

UNASUL
21/11/2011
UNASUL discutirá Plano de Trabalho para 2012 em Cú
21/11/2011

Países amazônicos discutem desenvolvimento regiona

Países amazônicos discutem desenvolvimento regional

Brasília – Os chanceleres dos países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) se reúnem nesta terça-feira, 22, em Manaus (AM) para discutir projetos de desenvolvimento para a região, fechar uma posição regional em torno da COP-17 que acontece em Durban na próxima semana, e discutir propostas para a Conferência Rio+20, que será realizada em junho de 2012.

Nos dias 21 e 22, será realizada a Reunião Extraordinária do Conselho de Cooperação Amazônica (CCA) da OTCA, preparatória à XI Reunião de Ministros das Relações Exteriores dos Países Amazônicos, que acontece no dia 22.

De acordo com a OTCA, os países amazônicos realizarão uma revisão das atividades desenvolvidas, os avanços alcançados e discutirão novas ações para o trabalho comum de preservação e desenvolvimento sustentável da região.

Já a reunião de chanceleres será uma oportunidade para que os ministros reafirmem o renovado papel da Organização como fórum de cooperação, intercâmbio, conhecimento e projeção conjunta para enfrentar os desafios amazônicos.

Cada ação empreendida no âmbito da Agenda Estratégica da OTCA será alvo de avaliação dos ministros. O documento foi aprovado em 2010 em Lima. Trata-se do mais importante instrumento regional de proteção do meio ambiente e de apoio aos povos indígenas nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento sustentável.

Em toda a região amazônica vivem 34 milhões de habitantes. Desse total, 25 milhões são brasileiros. A OTCA também trabalha para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

A Articulação Regional Amazônica (ARA) mostra em estudo recente que a Amazônia ainda é vítima de desigualdades, informalidade e deficiências nos serviços de saúde e educação. Na visão da ARA, nenhum país amazônico foi capaz de controlar a depredação crescente gerada por atividades industriais legais e ilegais.

Paralelamente à reunião ministerial, será realizado um fórum sobre desenvolvimento sustentável que reunirá em Manaus, especialistas em questões ambientais dos países membros da OTCA.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *