Direitos Humanos
24/03/2012
Colômbia tem tudo pronto para Cúpula das Américas
24/03/2012

Países amazônicos vão trabalhar para erradicar min

Países amazônicos vão trabalhar para erradicar mineradoras ilegais

Brasília – Os oito países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) decidiram combater em conjunto a mineradoras ilegais que atuam na bacia amazônica. Para tanto, irão incrementar a cooperação e o intercâmbio de experiências.

O assunto foi discutido pelos ministros do Meio Ambiente da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, em reunião realizada em Lima esta semana.

De acordo com o ministro do Meio Ambiente do Peru, Manuel Pulgar Vidal, o assunto será levado à Conferência Rio+20, que será realizada em junho no Rio de Janeiro.

Segundo ele, a mineração ilegal degrada o meio ambiente e contamina os rios com substâncias tóxicas.

Na sua avaliação, o problema tem origem no preço dos metais e na pobreza daqueles que vivem na Amazônia.

Um exemplo positivo é o do Equador que mantém o petróleo no subsolo da floresta e só o explora em troca de compensações.

Para os países da OTCA, o tema deve ser incluído nos documentos finais da Rio+20 para que sejam fortalecidas as políticas de economia verde e ecológica.

Na Declaração de Lima, os países amazônicos assumem também o compromisso de concretizar ações para reduzir o desflorestamento, reforçar os mecanismos institucionais com os povos indígenas, administrar os recursos hídricos para garantir o direito à água e implementar a segurança alimentar e o turismo sustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *