UNASUL enfrentará conjuntamente as crises financei
20/03/2012
Cooperação
20/03/2012

Países da ALBA não confirmam assistência à Cúpula

Países da ALBA não confirmam assistência à Cúpula das Américas

Brasília – Os países que integram a Aliança Bolivariana (ALBA), ainda não definiram se assistiram ou não a Cúpula das Américas que acontece na Colômbia entre 9 e 15 de abril. Os ministros de Relações Exteriores dos países da ALBA devem se reunir nas próximas semanas para tratar do assunto.

Nesta segunda-feira, 19, o chanceler boliviano David Choquehuanca, discutiu o assunto em Brasília com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota. Segundo ele, Evo Morales ainda não confirmou se vai ou não ao encontro.

O que está praticamente definido é que esta deverá ser a última Cúpula das Américas sem a participação de Cuba.

Em Cartagena de Índias, Brasil e Argentina irão apresentar uma proposta para que Cuba seja aceita na Cúpula a partir da próxima edição que deverá ser realizada em 2015.

Na semana passada, o presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou que não iria ao encontro.

Antes disso, o vice-presidente norte-americano Joe Biden, em visita à América Central, assegurou a presença de Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, país que integra a ALBA.

Também há uma semana, Evo Morales havia garantido ao colega colombiano Juan Manuel Santos, que estaria em Cartagena. Eles se reuniram em La Paz.

Os presidentes da ALBA estudam ainda se participam de um evento social paralelo à Cúpula das Américas.

A ALBA é integrada por Antígua e Barbuda, Bolívia, Cuba, Dominica, Equador, Nicarágua, São Vicente e Granadinas, e Venezuela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *