Paquistão
11/09/2005
Espionagem
13/09/2005

Comércio

Países do G-20 definem prioridades para a Rodada Doha da OMC

Os ministros e representantes dos países que integram o G-20, estiveram reunidos nos dias 9 e 10 em Bhurban, no Paquistão, onde definiram as prioridades que serão defendidas na Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio [OMC].

Eles manifestaram forte preocupação com as economias pequenas e vulneráveis. A Declaração de Bhurban será entregue ao diretor-geral da OMC, Pascal Lamy.

Segundo o G-20, o grupo não está disposto a contemplar um acordo com baixo nível de ambição em termos de agricultura, e não aceita um processo que não seja fruto da negociação. Isso significa que o G-20 não quer ser confrontado com uma proposta arbitrada pela presidência “de cima para baixo”.

Para tanto, deverão ser organizados encontros do G-20 com outros grupos de países em desenvolvimento, com o objetivo de garantir a maior unidade de tais países como um todo.

Os embaixadores e altos funcionários dos países do G-20 foram instruídos a aprofundar os estudos técnicos, de modo a estarem
preparados para apresentar propostas concretas sobre a estrutura e os
números, referentes aos três pilares das negociações em agricultura [acesso a mercado, apoio interno e subsídios à exportação].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *