Relações Exteriores

Brasil propõe adaptação do sistema de concessão de
08/06/2006
Fiesp
13/06/2006

Países do Mercosul discutem segurança do bloco

Países do Mercosul discutem segurança do bloco

Os países que integram o Mercosul iniciam nesta quinta-feira, em Buenos Aires, Argentina, a Reunião de Ministros de Justiça e Interior, com o objetivo de discutir os assuntos de integração entre o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai na área da segurança.

O encontro vai até sexta-feira e acontece uma vez a cada seis meses. Entre os temas que serão discutidos está a segurança, que implica em trabalhos de combate a seqüestros, ações de organizações criminosas ligadas ao narcotráfico, contrabando e pirataria

De acordo com o Secretário-Executivo do ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, “estamos unindo nossos esforços para evitar o crime internacional e o terrorismo”. Um dos temas mais delicados diz respeito às fronteiras secas por onde entram drogas e armas leves. Além disso, os Estados Unidos seguem pressionando para que os países do bloco fortaleçam a segurança na região da Tríplice Fronteira.

Também estarão em debate assuntos jurídicos como extradição e acordos de cooperação judiciária em matéria civil e penal, além de políticas de integração. De acordo com Luiz Paulo Barreto, diversas ações estão sendo propostas a fim de que no futuro os cidadãos destes países tenham um passaporte comum, além de poderem circular, residir e trabalhar em qualquer lugar do bloco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *