Agenda

Diplomacia
22/08/2015
Brasil – Alemanha
22/08/2015

Mercosul

Paraguai apresenta proposta para a eliminação de medidas tarifárias no bloco regional

Brasília – Nos dias 18 e 19 de agosto, os coordenadores nacionais do Mercosul discutiram em Assunção formas de fortalecer o bloco e as prioridades da presidência pro tempore do Paraguai que apresentou propostas para a eliminação de medidas tarifárias e não tarifárias dentro do Mercado Comum.

Para o governo paraguaio, o seu mandato de seis meses à frente do Mercosul é claro e os desafios se concentram no fortalecimento comercial e econômico. Neste sentido, a eliminação das medidas tarifárias e não tarifárias pretendem derrubar as travas à livre circulação de mercadorias na região. Esta decisão já conta com o respaldo do Conselho do Mercado Comum, instância que reúne os Chefes de Estado do bloco.

Além disso, o Fundo de Convergência Estrutural (FOCEM), que financia obras de infraestrutura como forma de reduzir as assimetrias entre os países que conformam o Mercosul, sofrerá mudanças em suas regras para tornar esse financiamento mais ágil. As mudanças terão de ser ratificadas posteriormente pelos respectivos parlamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *