Relações Exteriores

Realidade
11/11/2015
Comitê Interamericano
11/11/2015

Infraestrutura

Paraguai apresentou avanços em projetos financiados pelo Focem

Brasília – O Paraguai apresentou, em Montevidéu, os avanços conquistados em projetos de investimento público financiados pelo Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem). Entre eles, a construção da chamada Costaneira Norte em Assunção e outros 17 projetos que custarão no total, cerca de US$ 117 bilhões.

A apresentação deu-se na 12ª Reunião do Grupo de Trabalho do Focem cuja presidência pro tempore corresponde ao Paraguai. Trata-se da instância onde são aprovados os projetos que contarão com recursos do Fundo.

O Focem é o instrumento criado pelo Mercosul para promover a convergência estrutural, desenvolver a competitividade, promover a coesão social, em particular das economias menores e regiões menos desenvolvidas, e apoiar o funcionamento da estrutura institucional e o fortalecimento dos processos de integração.

O Focem está baseado em um mecanismo de transferência direta de recursos financeiros das economias maiores (Argentina e Brasil), para as economias menores (Paraguai e Uruguai). O montante anual aplicado pelos Estados é de US$ 100 milhões, sendo 70% do Brasil, 27% da Argentina, 2% do Uruguai e 1% do Paraguai. Com a adesão da Bolívia, o Focem será reestruturado e atualizado para atender ao país andino também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *