Mundo

Hezbollah
21/03/2015
Geopolítica
21/03/2015

CICTE

Paraguai assumirá Comitê contra o Terrorismo da OEA

Brasília – O Paraguai assumirá na próxima semana a presidência do Comitê Interamericano contra o Terrorismo (CICTE) da Organização dos Estados Americanos (OEA) para o período 2015-2016. A eleição paraguaia foi confirmada no XV Período Ordinário de Sessões do Comitê, realizado nos dias 19 e 20 de março em Washington.

De acordo com a chancelaria paraguaia, a presidência do CICTE será exercida pela representação permanente junto à OEA e o ponto de contato se dará por meio da Direção Geral de Assuntos Especiais do ministério das Relações Exteriores, que exerce a coordenação interinstitucional no país e a gestão operativa das atividades organizadas pelo CITEC.

Neste sentido, o Governo paraguaio elaborou uma Declaração sobre o tema “Proteção da Infraestrutura Crítica ante as ameaças emergentes”, aprovada durante a reunião de Washington. Na oportunidade, também foi aprovado um Plano de Trabalho que será implementado durante a presidência paraguaia.

A delegação paraguaia nos Estados Unidos foi integrada por David Ocampos, Ministro-Secretário Executivo da Secretaria Nacional de Tecnologias da Informação e Comunicação (SENATICS); o Comissário Carlos Benítez, Chefe da Secretaria de Prevenção e Investigação do Terrorismo (SEPRINTE); e pelo ministério de Relações Exteriores, a ministra María Soledad Saldívar, Diretora Geral de Assuntos Especiais, ponto de contato nacional ante o CICTE no Paraguai; e a diplomata Sylke Narváez, Encarregada da mesa de Segurança e luta contra o Terrorismo.

Na quinta-feira, 19, foi realizada a XIII Reunião de Pontos de Contato Nacionais. Na sexta-feira, 20, a Embaixadora Elisa Ruiz Díaz, Representante Permanente do Paraguai na OEA, pronunciou discurso no momento em que o país assumiu a presidência do mecanismo. David Ocampos falou sobre “Infraestrutura Crítica Digital: Segurança Cibernética”.

Cabe destacar que o Paraguai exerceu o cargo de vice-presidente do Comitê durante o período de 2014-2015, quando o Canadá exercia a presidência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *