Mundo

Geopolitica
19/10/2016
Cúpula Ibero-americana
19/10/2016

Diplomacia

Paraguai busca cooperação econômica e investimentos com a Rússia

Brasília – Nesta terça-feira, 18, os ministros de Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga, e da Rússia, Serguéi Lavrov, se reuniram em Moscou para abordar as perspectivas de desenvolvimento das relações bilaterais. O Paraguai busca a cooperação econômica e investimentos com a Rússia e para tanto, firmaram uma declaração com 17 pontos considerados estratégicos.

De acordo com a chancelaria paraguaia, os dois ministros centraram as conversas no fomento do diálogo político e de cooperação bilateral no âmbito internacional, bem como a interação em matéria de economia, comércio, ciência, cultura e assuntos humanitários. Também concordaram em cooperar ativamente, tanto no nível bilateral como multilateral, em temas como a luta contra o terrorismo internacional, o crime organizado e o narcotráfico. O combate à corrupção foi outro tema destacado e os dois países pretendem trabalhar juntos na prevenção, detecção e sanção dos atos de corrupção.

Os dois chanceleres reforçaram a importância do memorando de entendimento firmado entre a Corporação Estatal de Energia Atômica ROSATOM e a Autoridade Reguladora Radiológica e Nuclear (ARRN). 

Lavrov e Loizaga também discutiram temas da agenda global, incluindo as ações que visam fortalecer o papel das Nações Unidas. Além disso, exploraram as possibilidades de cooperação entre a União Econômica Euroasiática, que reúne a Rússia e quatro ex-repúblicas soviéticas, e o MERCOSUL.

Moscou declarou em nota que “as posturas da Rússia e do Paraguai coincidem ante uma série de assuntos internacionais, o que cria condições favoráveis para ampliar a cooperação construtiva entre os nossos países”.  

Na capital russa, o chanceler paraguaio se reunirá também com a presidente do Senado, Valentina Matviyenko, proferirá uma conferência na Academia Diplomática sobre o panorama das relações bilaterais e fará uma apresentação sobre as oportunidades de investimento no Paraguai junto à Câmara de Comércio e Indústria.

Atualmente, a Rússia é um dos principais importadores da carne paraguaia e está iniciando a compra de oleaginosas. Além disso, os dois países devem firmar acordo de cooperação entre a estatal Petropar e a Gazprom em várias áreas energéticas..

A aproximação entre o Paraguai e a Rússia, a exemplo do aprofundamento das relações do Uruguai com a China, marcam o novo enfoque que os países do MERCOSUL têm dado em relação às negociações comerciais com terceiros países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *