Brasília, 20 de novembro de 2019 - 15h06
Paraguai conclui interconexão com radares da Argentina e Brasil

Paraguai conclui interconexão com radares da Argentina e Brasil

18 de janeiro de 2019 - 16:33:20
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília – O Paraguai conseguiu, mediante acordos concretizados em tempo recorde, concluir a interconexão e o intercâmbio de dados com radares do Brasil e da Argentina, com o objetivo de melhorar o controle do tráfico aéreo no país. A informação é do gerente de Telecomunicações e Eletrônica da Direção Nacional de Aeronáutica Civil, Victor Morán.

“Realizamos uma interconexão dos equipamentos dos nossos vizinhos com os nossos, trazendo os sinais dos radares primários e secundários da Foz do Iguaçu (PR), em acordo com o Brasil, e dos radares de Posadas e Corrientes, em acordo com a Argentina”, detalhou.

Ele explicou que este intercâmbio de sinais permitirá o processamento de dados para a sua visualização nos monitores dos controladores aeroportuários paraguaios e com isto, melhorar o controle situacional e a visualização das aeronaves que estão em território paraguaio.

O acordo com Brasil implica também a facilitação do sinal de radar e dos sistemas de vigilância automáticos de Assunção para os controladores na Argentina.

Victor Morán ressaltou que estes acordos estão previstos dentro dos planos regionais da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). Ele revelou ainda que o Paraguai está em processo de instalação de um radar primário 3D de alto alcance na cidade de Concepción, o que somado com o radar de Foz do Iguaçu e os primários para Assunção e Mariscal Estigarribia melhoraria consideravelmente a cobertura e o controle das aeronaves.

O Paraguai prevê firmar acordos também com a Bolívia que está investindo forte com a instalação de sete radares para o controle, vigilância e proteção do seu espaço aéreo.