Relações Exteriores

Realidade
08/11/2015
Inteligência
08/11/2015

Livre Comércio

Paraguai confirma Cúpula do Mercosul para dezembro

Brasília – O governo do Paraguai confirmou nesta segunda-feira, 2, que a próxima Cúpula do Mercosul será realizada em Assunção no dia 21 de dezembro, com a presença dos presidentes da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela

Na oportunidade, o Paraguai deverá transferir a presidência do bloco ao Uruguai que hoje preside a Unasul. O encontro presidencial será precedido por reuniões de chanceleres, informou o ministro das Relações Exteriores, Eladio Loizaga após reunir-se com os embaixadores da Argentina, Brasil, Bolívia e Uruguai, para dar início as negociações em torno da agenda que os presidentes terão no mês que vem.

A maior expectativa é que o encontro seja realizado já com os entendimentos entre o Mercosul e a União Europeia bem avançados. Os dois blocos pretendem realizar a troca de ofertas dos produtos que serão beneficiados com tarifas especiais, ainda na primeira quinzena deste mês. Este passo é decisivo para a assinatura do acordo de livre comércio entre ambos.

A última vez que os presidentes do Mercosul se reuniram em Assunção foi em junho de 2011. O Paraguai assumiu a presidência do bloco em julho do ano passado após três anos. Suspenso em 2012, o país retornou ao Mercosul em 15 de agosto de 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *